Estamos passando por uma fase de mudanças no mundo digital, onde a relação cliente e empresa exige, cada vez mais, atenção e respeito.
Com a implantação das novas políticas de privacidade (LGPDP – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018, ainda em andamento), o cliente precisa ser informado, no geral, da possibilidade de ter seus dados usados para receberem anúncios ou divulgação publicitária.
Com isso devemos ficar atentos em nossas estratégias de marketing, implantando tecnologias de aceite de cookies e sempre tornando visível a intenção de comunicação com o cliente, solicitando sua permissão.
A aplicação do Opt-in e Opt-out é fundamental para que sua empresa, tenha mais essa possibilidade de conquista do cliente, informando as intenções de uso de dados e dando-lhe o poder de escolha.
Boas práticas à serem seguidas para o bom uso das ferramentas de marketing digital.
O que é Opt-in e Opt-out
Opt-in é uma abordagem do Inbound Marketing em que um profissional de marketing digital solicita a permissão de um cliente em potencial para enviar determinado tipo de conteúdo sobre uma marca. Também é conhecido como marketing de permissão e pode ser opt-in único ou double opt-in.
O double opt-in, também conhecido como confirmação em dois estágios. É a estratégia mais segura de conversão. Ele funciona basicamente enviando um email de confirmação de interesse para o cliente após ele preencher um dos seus formulários.
Opt-out é a possibilidade dos seus contatos se descadastrarem da sua lista de emails. Ou seja, caso algum contato da sua base não tenha mais interesse em receber seus emails, ele poderá apenas solicitar que seja removido.