Instagram completou dez anos no dia 6 de outubro, e hoje é o aplicativo mais popular do mundo.
Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, em menos de um ano meio foi comprado pelo Facebook. Hoje é um dos aplicativos mais acessados do mundo.
Não obstante o fabuloso sucesso, hoje algumas questões pairam no ar: Quantos usuários têm? Quanto arrecada?
Porém o Facebook não é o primeiro gigante a reter informações sobre ganhos, o Google só começou a relatar a receita do Youtube este ano, depois de mais de 13 anos após comprar a empresa.
Mas em se falando de progresso, a disputa pelo primeiro lugar nas preferências das redes sociais como Instagram, TikTok e Snapshot, demonstra mudanças constantes no aplicativo que, em demasia podem confundir o usuário.
A especialista Sarah Frier, autora do livro, “No Filter, Inside Story of Instagram” em entrevista para The Verge, acha que o aplicativo ficou mais complicado e está se tornando cada vez mais parecido com o Facebook.
Sarah, reflete que a principal mudança se deu à partir da criação dos Stories.
“Desde que introduziram o Stories, eles tiraram um pouco dessa pressão. Isso é o que realmente os trouxe para um bilhão de usuários e os conflitos decorrentes com o Facebook sobre se iriam canibalizar o sucesso do Facebook.”
Nessa linha de desenvolvimento, o Reels também está atraindo bastante, porém ela ressalva a necessidade de não se distanciar do público.
“Quando você olha para o Reels, que problema isso resolve para o usuário? Isso realmente resolve um problema para os negócios do Facebook. E quando você começa a resolver problemas para sua empresa, e não para as pessoas que usam seu produto, fica muito confuso para as pessoas. conclui, Sarah.
Essa batalha entre mídias sociais tende à crescer e com um público cada vez mais atento.
É esperar pra ver.