Startup americana apresenta tecnologia revolucionária.

Envisics

A tecnologia pode renderizar imagens que parecem estar na frente do carro.

A Envisics criou um sistema de displays holográficos para carros e está atraindo gigantes do mercado automobilístico, que podem utilizar da tecnologia até 2025.

São projetadas no pára-brisa do carro, podendo destacar veículos parados, pedestres e ciclistas na pista, além de distâncias e direções para curvas, isso em realidade de sobreposições 3D.

Também pode apontar perigos específicos para carros autônomos, atentando para que motoristas humanos retomem o volante.

“Podemos pintar essas informações diretamente na própria realidade”, diz Jamieson Christmas, fundador e CEO da Envisics.

Já temos uma tecnologia próxima, hoje em dia, em alguns carros que projetam também no pára-brisa informações como o limite da velocidade ou direções de curvas.

O Mazda, por exemplo, vem com sistema de “display de direção ativa” e oferece alguns elementos de realidade aumentada, como avisos quando o motorista muda de faixa.

Porém o sistema da Envisics é bem diferente. Ele utiliza um dispositivo chamado modulador holográfico que retarda os feixex de luz combinado com algoritmos.

Esse padrão 3D gerado ricocheteia no pára-brisa do carro, refletindo de volta para o olho do motorista, podendo simular efeitos visuais de até 20 metros à frente do veículo.

“O que estamos realmente fazendo é usar o para-brisa como um espelho de qualidade realmente ruim”, diz ele. “Claro, é transparente; a maior parte da luz vai para o espaço. Mas a parte que reflete em sua direção contém todas as informações tridimensionais que permitem que você perceba esta imagem de realidade aumentada. ” diz Christmas.

Existe uma tecnologia Envisics já instalada em cerca de 200.000 carros da Jaguar Land Rover, mas eles estão usando uma versão crua do produto.

A Envisics estreou sua tecnologia de segunda geração na feira CES no início de 2019 e a resposta totalmente positiva.

A startup está levantando cerca de US$50 milhões da Hyunday, General Motors, SAIC e Van Tuyl. A GM diz que pode utilizar a tecnologia futurística em futuros veículos eletrônicos, já a Hyunday afirma que trabalhará com a Envisics para produzir em massa, monitores de realidade aumentada até 2025.

“Eles reconhecem claramente que temos algumas tecnologias muito exclusivas, que no futuro lhes proporcionarão uma diferenciação de mercado que eles não encontrarão em nenhum outro lugar”, comenta Christmas.

A empresa está também desenvolvendo a terceira geração do produto à ser usado em veículos menores, que ela espera estar pronta por volta de 2025.

O futuro, cada vez mais próximo, demonstra que a tecnologia avança para realidades virtuais só vistas antes em filmes. E vem muito mai por aí.

A Envisics cria apenas a tecnologia de exibição subjacente, cabe aos fabricantes de automóveis construir, junto a seus cientistas com casos reais que tornem a tecnologia holográfica da Envisics atraente ao seu público.

Christmas diz que sua tecnologia é como “uma tela em branco tridimensional”, dando liberdade aos fabricantes decidirem qual informação será útil e aparecerá em seu painel.