O Facebook se pronunciou sobre o documentário exibido pela Netflix “O Dilema das Redes” e o classificou de sensacionalista.
Devido a imensa repercussão que o documentário está tendo, a empresa de Zuckerberg se posicionou nesta sexta-feira, dia 2, em post entitulado, “O Dilema das redes erram”, onde escreve:
“Ao invés de oferecer um olhar diferenciado sobre a tecnologia, ele (o filme) cria uma visão distorcida sobre como plataformas de redes sociais funcionam para criar uma fuga conveniente daquilo que são problemas sociais difíceis e complexos”.
O post segue argumentando que o filme não incluiu pontos de vista das pessoas que trabalham atuamente nas empresas citadas e que, também não incluiu qualquer especialista com visão diferente da colocada no filme.
Sobre os tais algoritmos (machine learning) o post conta, “O Facebook usa algoritmos para melhorar a experiência das pessoas usando nossos aplicativos – da mesma forma que qualquer app de namoro, Amazon, Uber e outros tantos apps de consumo que as pessoas usam diariamente.
E completa, “Isso também inclui a Netflix, que usa um algoritmo para determinar quem deveria assistir ‘O Dilema das Redes’ e aí o recomenda. Isso acontece com toda peça de conteúdo que aparece no serviço”.
A polêmica em torno do documentário do diretor Jeff Orlowski, lançado no mês passado, provoca discussões e debates nos quatro cantos do mundo e nos faz refletir sobre o uso demasiado das redes sociais, transformando homens em máquinas sem opinião própria.
Esta resposta do Facebook nos faz sentir como que em uma partida de tênis, em um bate e rebate sem fim, onde, talvez, sejamos mais a bola do que espectadores.
Postagem de pronunciamento oficial do Facebook você lê aqui.